fbpx

O Verdadeiro Significado do Dia das Mães

O Dia das Mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos às mães. Mas você conhece o verdadeiro significado desse dia? Pois vamos aprender hoje!

Essa celebração teve origem na Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris. Nesses eventos aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães. Com o passar do tempo, essa celebração foi crescendo e adquirindo lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo.

Nos estados unidos a celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de Anna Jarvis (1864-1948), uma jovem norte-americana que havia perdido sua sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905. Ela já tinha um trabalho no sentido de valorizar as mulheres que exercem a maternidade e havia fundado em 1858 o Mothers Day Work Clubs, realizando campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil.

Com o falecimento de Ann e a enorme tristeza que isso lhe causa, Anna Jarvis inicia então, com o apoio de suas amigas, uma campanha nos EUA a fim de demostrar a importância da figura materna na sociedade. Ela deu continuidade ao trabalho de sua mãe e conseguiu fazer com que fosse reservado um dia em comemoração às mães.

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália.

A data foi implementada em 1932 no governo de Getúlio Vargas, embora já seja comemorada desde 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre.

O Dia das Mães não é apenas uma data comercial onde as marcas lucram com a venda de presentes, é uma data que simboliza o o sacrifício feito por todas as mães do mundo. Ser mãe é a uma grande dadiva, mas também um enorme desafio, por isso, nós desejamos a todas as um feliz Dia das Mães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *